Você sabia que a valorização e implementação de uma cultura organizacional pode ser uma grande aliada da sua gestão?

Uma gestão eficiente e centrada no sucesso dos clientes passa pela implementação de uma cultura forte entre os colaboradores, que possuem o entendimento real e prático dos valores incentivados pela empresa.

Uma cultura forte é responsável pela valorização dos valores da empresa, dos seus funcionários e reflete nas ações da organização frente aos clientes e colaboradores, o que só têm a colher bons resultados no médio e longo prazo.

Por isso, no artigo de hoje nós queremos te revelar como a valorização da cultura pode ser uma grande aliada na gestão do seu negócio e quais as melhores práticas que você já pode começar a aplicar.

O que é cultura organizacional?

A cultura de uma empresa é a reunião de sistemas de valores compartilhados e isso inclui o conjunto de hábitos, comportamentos e valores que fazem parte do contexto organizacional e que são incentivados pela organização e suas políticas internas e externas.

No contexto de um restaurante, por exemplo, essa cultura organizacional é toda a reunião de crenças, valores éticos e morais, comportamentos compartilhados pelos funcionários desde o chef, garçom, segurança, bartenders, caixas e mais.

Os funcionários, nesse contexto, são como os “guardiões da cultura” e são eles os principais responsáveis por manter a cultura do estabelecimento viva e refletida em suas ações para com os clientes e fornecedores.

Quais as vantagens de implantar uma cultura?

Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.

Por isso, algumas das vantagens de se implantar uma cultura organizacional no seu negócio é:

Como a Villa Camarão lida com a cultura organizacional

No caso da Villa Camarão, a cultura é um propulsor da nossa missão e ajuda a tirar do papel todos os valores em que acreditamos, como: Paixão pelas Pessoas, Empatia, Lealdade e Liberdade com Responsabilidade.

Um dos principais movimentos em direção à uma cultura consolidada na Villa foi a criação do cargo de Head de Cultura, atualmente ocupado por Lilian Farias, coordenadora do projeto MultiMãos.

A Villa entende que uma cultura organizacional forte colabora no desenvolvimento das diretrizes de uma empresa de sucesso e por isso se importa em deixar os valores bem alinhados com todos e investe no cliente interno como um dos pilares da manutenção dessa cultura, o que acaba também refletindo na forma como os clientes e parceiros enxergam a empresa.

Investimento Constante no Cliente Interno

Na Villa Camarão, acreditamos que é muito importante internalizar em nosso cliente interno a missão, a visão e os valores que compartilhamos e que norteia as nossas ações tanto para o cliente interno, como para o cliente externo, o que mantém o nosso pilar e retroalimenta os nossos objetivos como empresa.

Quando uma cultura é estabelecida e abraçada pelo cliente interno, o modo de se portar, de conviver e de se relacionar entre os funcionários, a comunidade e a família é influenciado positivamente e todos cooperam com foco num sentimento compartilhado de missão.

Conte com a Villa Camarão

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